RESPOSTAS BÍBLICAS

A PROMESSA DA CURA DIVINA

Estarei abordando alguns equívocos relacionados com “A promessa da cura divina”. São eles:


1. Cura divina como atestado de retidão moral e espiritual – Já ouvi de muitos o argumento de que o fato das curas divinas acontecerem por intermédio de seus ministérios, as mesmas estariam legitimando e aprovando a conduta e ensino destes obreiros. Puro engano. Como já escrevi em outro post, determinado "pastor moderno", defendendo-se de alguns questionamentos quanto a certo comportamento adotado, alegou o seguinte:


"[...] a unção, a Glória de Deus e a presença do Espírito Santo continuam sobre o Ministério que o Senhor me confiou. Os sinais, a salvação das almas continua, se não iguais, maiores do que antes".


Há um pequeno (ou grande) equívoco nesta argumentação. Entendo pela Bíblia Sagrada, que as manifestações e sinais citados pelo pregador, não evidenciam por si só, a aprovação de Deus sobre a vida e o Ministério de ninguém. Sobre o "rejeitado" Saul (1 Sm 15.22-28), veio ainda o Espírito de Deus, e o mesmo profetizou (1 Sm 19.20-24). Jesus advertiu veementemente: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mt 7.22-23)


Não julgo aqui a sinceridade do referido obreiro, só que seus argumentos não servem para respaldar sua "conduta inconveniente". Conheço pastores e pregadores que viveram anos cometendo pecados graves, sem que a obra sofresse em suas mãos, e sem a cessação dos "sinais e maravilhas", incluindo cura divina através de seus ministérios.


Não são os sinais, mas sim a qualidade dos "frutos" que identificam aqueles que fazem ou não a vontade de Deus (Mt 7.14-21)




2. Cura divina como agente de promoção pessoal – Nada é tão promocional como um marketing pessoal fundamentado num ministério de operações de maravilhas e cura divina. Tais pessoas não estão interessas em glorificar a Deus, mas sim, de se autopromoverem à custa daquilo que não lhes pertencem. O marketing pessoal é um instrumento que mascara muitas vezes a realidade. Até quando o “parecer” prevalecerá sobre o “ser”? A aparência sobre a essência? Para estes cabem as palavras de Pedro dirigidas para Simão (o mágico) “Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.” (At 8.21). Por outro lado, muitos crentes acabam “idolatrando” os obreiros e irmãos que foram agraciados com os dons de curar (1 Co 12.9b), tratando-os como supercrentes ou superpastores.


3. Cura divina como produto do “Mercado da Fé” - A situação de extrema pobreza e miséria, enfrentada por nosso povo, é a mola propulsora para o sucesso dos mercantilistas da fé, que acabam promovendo o crescimento de "igrejas", que na realidade tornaram-se grandes centros de investimentos fé-nanceiros (não confundir com financeiros), hospitais de exploração (não confundir com restauração), e clínicas ilusiológicas (não confundir com psicológicas).


“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.” ( II Pe 2.3 )


Usar a cura divina como fonte de lucro não é coisa tão difícil. Uma boa oratória e uma aparência agradável, seguidos da fé simples das massas manipuláveis bastam para ganhar alguns reais (ou dólares). É preciso lembra que isto se torna possível, visto que a fé é produzida pela palavra pregada e não pelo pregador:


“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Rm 10.17)


4. Cura divina como instrumento de barganha – “Senhor, se tu me curares, ou curares minha esposa, meu filho, minha sogra, prometo que te servirei de maneira diferente. Vou trabalhar para ti incansavelmente, te darei o dízimo com fidelidade, obedecerei ao meu pastor, farei tudo que quiserdes”. Você já ouviu esta oração em algum lugar? Pois bem, ela nem sempre retrata um estado de profundo quebrantamento. Em boa parte dos casos trata-se de mera barganha. Vivemos um momento tão crítico que as pessoas só fazem as coisas (inclusive para o Senhor) se vislumbrarem antes algum tipo de vantagem. O apóstolo Paulo, um dos grandes homens que foram usados por Deus como canal de bênçãos e cura divina para muitas pessoas se expressou da seguinte forma: “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas.” (2 Co 12.15a). E ainda “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Co 9.7)


5. Cura divina como ação meramente humana e natural – Os céticos, os liberais, os naturalistas e os materialistas, fazem parte de um grupo que não acreditam ou duvidam da existência dos milagres. Declaram, como fez o teólogo alemão Bultmann (1884-1976) numa tentativa de adaptar o Evangelho a uma cosmovisão moderna, e de equacionar o problema entre “fé e razão” e “religião e ciência”, que o Evangelho precisa ser demitologizado, ou seja, os mitos precisam ser destruídos criticamente.


As narrativas bíblicas do A.T e N.T. acerca das curas operadas pela ação de Deus (e por isso sobrenatural), não são narrativas mitológicas, são fatos inquestionáveis que não fazem parte apenas de um passado distante. Hoje, em pleno século XXI, o Senhor continua agindo e por meio da fé operando curas no meio e através do seu povo.


Ele continua sendo “o Senhor que te sara.” (Êx 15.26)
REtirado do http://www.blogdaedbd.blogspot.com/

A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO - 1ª Lição

II. CONHECENDO O AUTOR DA CARTA:

=> DAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE JOÃO:

JOÃO PROVAVELMENTE NASCEU NA CIDADE DE BETSAIDA – hb. “CASA DE PESCA”, uma cidade construída por FELIPE, o tetrarca, a beira do Mar da Galiléia, no vale do alto Jordão, no território de Zebulom, Jo 1.44.

JOÃO era de uma família relativamente próspera, Mc. 1.19,20; Lc. 5.8-10 (seus companheiros - em outras traduções encontra-se - seus sócios). O nome de sua mãe era SALOMÉ. Ela acompanhava de perto o ministério de JESUS, Mt. 20.20,21 e junto com outras mulheres, ajudou no sustento financeiro do ministério de Cristo, Mc. 15.40,41.JOÃO não pertencia a nenhuma escola rabínica, At. 4.13; Mas isso não queria dizer que ele era “ignorante” quanto as questões das leis judaicas.

Os artistas o pintaram com a fisionomia muito singela, com feições até muito afeminadas. Porém ele e seu irmão eram conhecidos como Boanerges, que quer dizer: “filhos do trovão”, Mc. 3.17; Talvez por possuírem a tonalidade da voz muito grave. Apesar disto, em algumas circunstancias, usaram de Intolerância e Rispidez, Mc. 9.38 ; Lc. 9.54.

Passou a ultima parte de sua vide na região da Ásia Menor, em particular na cidade de Éfeso. JOÃO é conhecido como “O APÓSTOLO DO AMOR”, apesar de ser intolerante com Heresias.
=> DA AUTORIA DE JOÃO:
Existem algumas linhas de estudiosos que levantam questionamentos quanto a real autoria do Evangelho e das Epístolas, se foi o mesmo JOÃO, o filho de Zebedeu, ou um velho presbítero da igreja de Éfeso, mencionado apenas na literatura. Quanto ao fato de que JOÃO, o filho de Zebedeu ter escrito o evangelho que leva o seu nome, é unânime entre as varia linhas de estudiosos. Isso deve-se ao fato da consistência nos 3 ciclos concêntricos:

1) Ciclo: O escritor do evangelho era Judeu.

2) Ciclo: O autor foi testemunha ocular, comprovada pela exatidão dos detalhes.

3) Ciclo: Feito por eliminação dos demais discípulos do circulo íntimo e pela citação das evidências restantes, vindo a confirmar a autoria de JOÃO.

Quanto aos argumentos usados para atribuir a autoria de JOÃO as epístolas, deve-se a analise conclusiva das passagens paralelas de Jo. 1.1 e 1. Jo. 1.1 ; Dentre outras questões como frases comuns ao evangelho e a epístola: “Filho UnigênitoJo. 3.16 e 1. Jo. 4.9” ; “Nascido de DeusJo. 1.12,13 e 1. Jo. 3.9 ; 5.18”.




III. O PROPÓSITO DA CARTA DE JOÃO

O estilo literário de que João usa para escrever a sua epístola, é repetitivo, dada a tamanha preocupação do escritor quanto a nova onda que tenta invadir a igreja de Éfeso. O que João escreve em 1. Jo. 1.5–2.29, ele repete segunda vez em 3.1–4.6, e uma terceira vez em 4.7-5.12.

João não descreve quais eram as doutrinas, nem quem eram os causadores desses problema. Mas pelas características do que escreve João em sua carta, começamos a ver as primeiras sombras do GNOSTICISMO e do UNICISMO.

Para entendermos melhor o que e porque JOÃO escreve, precisamos entender quais as bases destas doutrinas heréticas.

O GNOSTICISMO – Movimento filosófico, de base e princípios da nova era. O gnosticismo, ao que parece, é um pensamento tão ou mais antigo que a própria igreja cristã. O gnosticismo, esta presente dentre as principais e mais antigas seitas existentes no mundo: o hinduímos e o espiritismo. Como qualquer movimento filosófico, tem variantes.

No tempo de João, o gnosticismo, defendia que o conhecimento (gnose) é superior à virtude. Que a encarnação de Cristo é coisa incrível (impossível), porque a divindade (Deus) não pode ser ligada a nada material, tal como o corpo e que não existe a ressurreição da carne. Esta doutrina resultou no DOCETISMO, ASCETISMO e ANTINOMINIANISMO

Nos dias de hoje, podemos dizer que está havendo um “renascimento” do gnosticismo e este renascimento ocorreu em meados de 1950, em terras sul-americanas trazido por SAMUEL AUN WEOR. Em 1769, foram descobertos os primeiros papiros que falam dos gnósticos e de seus fundamentos. São 718 folhas em pergaminhos, datadas do século IV dC, atribuídas a VALENTIN.

O gnosticismo, acredita que há dois (2) deuses: um deus bom e o outro mau, e que o mundo foi criado pelo deus mau, um deus menor que eles chamam de DEMIURGO. (Este seria o nosso Deus da Bíblia.)

Para os gnósticos, a almas dos homens já existiam em um universo de luz e paz (Plenoma). Mas houve uma revolta, e assim os espíritos foram castigados sendo aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia pelo deus demiurgo, e que os impede de voltar para o seu estado inicial.

A Salvação dessas almas só seria possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo e isso só seria possível através de um conhecimento (gnose, em gr.) secreto. Por este motivo seu principal objetivo é alcançar a auto-realização.


Segundo a Gnose, a auto-realização pode ser alcançada através de três (03) importantes fatores:

1) O Despertar das faculdades e poderes latentes (que é natural do ser) em nosso interior, através da transmutação de nossas energias.

2) A descoberta e eliminação de nossos defeitos, elementos que travam nosso processo espiritual.

3) Levar à toda humanidade a CHAVE, a Gnose, ou seja o conhecimento “espiritual”.

Estes três (03) fatores, formam a base sobre a qual, toda a doutrina gnóstica está edificada.

A gnose é conhecida como Doutrina da Síntese, visto que reúne os mais importantes aspectos de todas as religiões do passado e presente.

=> OS ENSINOS – Consistem de uma grande variedade de disciplinas esotéricas, todas apresentadas de maneira muito prática.

- meditação
- psicoterapia esotérica gnóstica
- magia sexual
- alquimia
- yoga
- tarot e qabalah
- astrologia e outros.


Segundo o gnosticismo “cristão”, o deus bom, supremo, teria enviado ao mundo o seu “mensageiro”, Jesus Cristo, como redentor (um eon), um “Avatar - Um Ser Perfeito, um Purna Avatar (descida completa de Deus) que carrega em Si a totalidade dos poderes divinos e os usa conforme Sua Vontade, a fim de despertar esta Consciência em toda a humanidade”, portador da gnoses (ciência, conhecimento).

Segundo os gnósticos, JESUS não teria tido um corpo de verdade, mas apenas um corpo aparente (docetismo); (doceta em gr) quer dizer aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado, ensino esse refutado por João – 1 Jo. 1.18-23

O Gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação.

O UNICISMO – Teoria encontrada em muitas religiões ditas cristãs que não crêem na trindade como a maiorias das demais igrejas cristãs. Os unicistas acreditam em uma “TRINDADE MODAL – (três modos)”.

Quanto a fundação do Unicismo, não há na história um fundador exclusivo, há sim um fato ocorrido no ano de 1913, durante uma reunião em um acampamento pentecostal, em Arroyo Seco – perto de LOS ANGELES, quando o pregador McLister, em seu sermão, afirmava que os apóstolos não batizavam em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Depois disto, John G. Scheppe, disse ter recebido uma revelação da parte de Deus acerca do verdadeiro batismo em nome de Jesus Cristo.

Crêem os unicistas que Deus se manifestou como Pai no Antigo Testamento. Quando Jesus nasceu, manifestou-se como Filho. Após a ascensão de Jesus, Deus se manifestou como Espírito Santo (modalismo)

Jesus é o Pai. Ele não Pré-existiu como filho. Tornou-se filho ao nascer em Belém. Interpretam (João 1.1) como sendo Jesus somente uma idéia ou concepção na mente de Deus, antes de seu nascimento.

O Espírito Santo é o próprio Jesus.

A salvação é pela fé em Jesus. Mas o batismo é apenas em nome de Jesus. Esquecem de Mt. 28.19 – “Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Alguns crêem que é necessário falar em línguas para poder ser salvo.

Aqueles que não aceitam a Jesus como seu Salvador pessoal, não se batizam em nome de Jesus e os que crêem na doutrina da trindade – (três pessoas distintas), irão para o inferno.


OUTRAS CARACTERÍSTICAS:

Este grupo geralmente vive um estilo de vida legalista. As mulheres usam vestidos longos, não podem se que tocar com a tesoura no cabelo, as mulheres não podem usar maquiagem e em alguns grupos as mulheres usam véu.

Que bicho é esse?

O Salmo 104.26 fala de um monstro marinho que é chamado em hebraico de “Leviatã”. Melville, na obra Moby Dick, utiliza este texto de Jó como sendo a descrição do incrível poder das baleias nos mares. Em algumas traduções da Bíblia, tenta-se adaptá-lo a um animal conhecido: o crocodilo (Jó 41.1). Veja as descrições fantásticas desta criatura:
- coberto com uma couraça impenetrável (41.7,15,29)
- não pode ser tirado da água com anzol, é muito grande (v.1)
- respira fogo e saem chamas de sua boca (v.20,21)
- faz a água das profundezas ferver (v.31)
Trata-se de um animal mitológico usado em poesia? Um dragão? Ou algum animal já extinto e jamais encontrado? Talvez nunca tenhamos certeza.


PERGUNTAS BÍBLICAS ENGRAÇADAS

1. Qual o tamanho do cabelo de Sansão?
2. Qual o profeta que foi baleado?
3. Qual o patriarca que era analfabeto?
4. Qual a mulher que criou asa?
5. Qual deve ser o time de futebol do crente?
6. Onde lemos que é proibido o crente jogar futebol?

Respostas: 1. Dali lá (Dalila foi a mulher que cortou os seus cabelos); 2. Jonas (foi engolido por uma “baleia”); 3. Jacó (ele amava Raquel e não Lia); 4. Maaca (mãe do rei Asa); 5. Santos (Deus disse: sêde santos como eu sou santo); 6. Jesus falou por “para bola”, mandou tirar a trave, jogar a rede no mar e ainda chamou o juiz de iníquo; assistir pode, porque ele disse pra olhar os campos.


A palavra “Bíblia”

A palavra Bíblia vem do grego “BIBLOS”, que significa “livro”. É dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros (na versão protestante) e Novo Testamento, com 27 livros.
A divisão em capítulos foi feita pelo francês Stephen Langton, em 1227 d.C. A divisão em versículos é de 1551, pelo também francês Robert Stephanus. O objetivo desta divisão é facilitar a consulta – o que, convenhamos, é bem importante.

Bíblia Católica x Bíblia Protestante

Se você já teve ambas as Bíblias em mãos, certamente percebeu algumas diferenças. Os textos são idênticos, porém há livros a mais na versão católica. Toda a diferença está no Antigo Testamento. A parte do Novo Testamento é a mesma.
O que aconteceu foi o seguinte. Há duas coleções de rolos sagrados organizados pelos judeus: a da PALESTINA (com 39 livros, que só aceitam textos escritos na terra de Canaã) e a de ALEXANDRIA (a Septuaginta, com 45 livros, que acrescentou obras escritas em grego fora da Terra Santa). Com alguma controvérsia, a Igreja Católica utilizou a coleção de Alexandria na Bíblia até a Reforma Protestante. Nesta, Lutero (1483-1548 d.C.) optou pelo grupo de livros da Palestina.
Estes “livros extras” da Bíblia Católica são chamados, pelos católicos, de deuterocanônicos, e pelos protestantes, de apócrifos. Estes livros são os seguintes:
- Tobias
- Judite
- Repouso de Ester (acréscimo do livro de Ester)
- Sabedoria de Salomão
- Eclesiástico (não confundir com Eclesiastes)
- Baruque
- Cântico dos Três Mancebos (acréscimo a Daniel após o capítulo 3.23)
- História de Suzana (ampliação do livro de Daniel)
- Bel e o Dragão (outro acréscimo a Daniel)
- I Macabeus
- II Macabeus
O mais importante de todos eles, sem dúvida, é I Macabeus, que conta a história de Israel no período independente do segundo século antes de Cristo.

Uma verdadeira biblioteca

A Bíblia é mais que apenas um livro – podemos chamá-la de biblioteca. Isto acontece porque é um ajuntamento de livros. Os livros que compõe os testamentos são:
ANTIGO TESTAMENTO (Bíblia Protestante)
1. Pentateuco, ou Livros da Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deutoronômio.
2. Históricos: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas,
Esdras, Neemias e Ester.
3. Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
4. Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
5. Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu,
Zacarias e Malaquias.
NOVO TESTAMENTO
1. Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
2. Histórico: Atos.
3. Epístolas Paulinas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses,
I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom e Hebreus.
4. Epístolas Gerais: Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.
5. Profético: Apocalipse.
Dica: para decorar os livros, memorize pelos blocos. Organizando seu raciocínio, você terá mais facilidade de relembrá-los no momento que precisar.

Autores da Bíblia

A Bíblia foi escrita ao longo de aproximadamente 1400 anos consecutivos. Cerca de 40 homens foram inspirados para escrevê-la, iniciando com Moisés, tradicionalmente apontado como o autor livros do Pentateuco, e concluindo com João Evangelista, que além do Evangelho com seu nome, escreveu também o Apocalipse.

As línguas originais da Bíblia

O Antigo Testamento foi originalmente escrito em hebraico, com algumas passagens em aramaico (em Daniel, Esdras e Jeremias). Já o Novo Testamento foi inteiramente escrito em grego. As primeiras traduções da Bíblia foram as seguintes:
- a tradução do Antigo Testamento para o grego, na famosa “Septuaginta”, foi feita em 285 aC, na cidade de Alexandria;
- a tradução do Novo Testamento e do livro dos Salmos para o latim foi feita em 382 dC por Jerônimo; mais tarde traduziu também o Antigo Testamento.

    Fonte:http://www.curiosidadesbiblicas.com.br